RESUMO DA SEMANA 20/03
A semana inicia ainda com a repercussão das ações da Polícia Federal na última sexta-feira, 17/03, com a operação Carne Fraca, que promoveu uma queda significativa das ações das empresas do setor de carnes. Em nossa avaliação do mercado de ações estas questões são destacadas. Contudo, os desdobramentos das investigações devem lançar novas informações a respeito do assunto. Por enquanto, o impacto negativo sobre as exportações de carnes deverá ser inevitável, o que pode prejudicar mais ainda o processo de retomada do crescimento da economia brasileira. Alguns países já suspenderam as importações de carnes das empresas citadas, dentre eles a União Europeia e a Coreia do Sul.
As informações do Relatório Focus divulgado hoje para o mercado mostra a continuidade do processo de desaceleração da inflação para 2017 e manutenção de outros indicadores em relação aos relatórios anteriores. As informações coletadas até a última sexta-feira, não devem conter a visão do mercado sobre a operação Carne Fraca. Assim, espera-se que nesta semana a absorção disso traga novas expectativas aos analistas. Em nossa análise, há maior dificuldade da economia retomar seu rumo de crescimento com o agronegócio enfrentando problemas.
O Federal Reserve apresentou uma política de ajuste da taxa de juros menos intensa do que o mercado esperava, o que deve promover mais estabilidade nos mercados de moeda e evitar oscilações nos países emergentes. Os indicadores sobre o nível de atividade na Europa e China devem ser divulgados ao longo da semana, mas espera-se que apontem a continuidade do crescimento observado nos dados anteriores.
Um indicador sobre a economia brasileira que vem apresentando elevação é o índice de confiança do empresário industrial (ICEI), que atingiu seu maior patamar desde janeiro de 2014, marcando 54,0 pontos em março. Estes dados foram divulgados sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mesmo com a melhora da confiança deste indicador, ainda mantemos nossa expectativa de não crescimento do PIB no primeiro trimestre.
DESEMPENHO DOS INDICADORES
AGENDA DA SEMANA
Disclaimer: Este material foi preparado pela Quants Consultoria e possui caráter meramente informativo, não podendo ser reproduzido ou copiado sem a expressa autorização da mesma. As análises aqui contidas foram elaboradas a partir de fontes confiáveis e de boa-fé. As informações aqui apresentadas deverão ser consideradas confiáveis apenas na data em que este foi publicado. Ainda assim, a Quants Consultoria não garante, expressa ou tacitamente, exatidão, nem tampouco assertividade sobre os temas aqui abordados.
Os materiais contidos neste documento são exclusivamente para fins de informação geral e não constituem consultoria ou recomendação para comprar ou vender investimentos. Algumas das afirmações aqui contidas podem ser consideradas afirmações de conotação futura, envolvendo expectativas atuais ou projeções para eventos futuros. Essas afirmações de conotação futura não constituem garantias de desempenho ou eventos futuros e envolvem riscos e incertezas. Todas as análises aqui contidas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. As opiniões aqui expressas não devem ser entendidas, em hipótese alguma, como uma oferta para comprar ou vender quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros.