BOLETIM ECONÔMICO SEMANAL 10/04
Nesta semana, as expectativas estão voltadas para a reunião do COPOM, pois todos esperam que haja redução da taxa Selic em 1 ponto percentual, atingindo 11,25% ao ano. O Relatório Focus divulgado hoje pelo Banco Central destaca uma mudança na previsão da Selic para este ano, ficando em 8,5%. Portanto, há expectativa que a taxa de juros caia de maneira gradual, mas permanente ao longo de 2017.
A queda da taxa de juros está amparada pela queda no IPCA. Em março, o IPCA registrou alta de 0,25%, acumulando uma alta de 4,57% nos últimos doze meses. Este valor está quase dentre da meta de 4,5%. O Relatório Focus apresentou uma expectativa para o IPCA em 2017 de 4,09%, abaixo da meta estabelecida.
Na próxima quarta-feira será divulgada a Pesquisa Mensal do Comércio e na quinta-feira a Pesquisa Mensal de Serviços. Após os resultados negativos nestes indicadores em meses anteriores, espera-se um leve alta dos indicadores.
Na parte fiscal, o governo revisou para baixo a meta fiscal de 2018, de um déficit de 79 bilhões para outro de R$128 bilhões, conforme anúncio no último dia 07/04. Esta revisão está prevista no Projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). A revisão do governo foi por conta de modificar a visão sobre a recuperação da atividade econômica. Como se espera uma retomada mais lenta, a arrecadação não crescerá como tinha sido previsto antes, fazendo com que aumente o déficit previsto. Esta visão do governo sobre a lenta retomada é a mesma que destacamos em relatórios anteriores.
No cenário externo vivemos um momento de apreensão após o bombardeio dos EUA sobre a Síria. A repercussão disso poderá causar volatilidade nos mercados. A solução para este mal estar esperamos que seja breve.
DESEMPENHO DOS INDICADORES
AGENDA DA SEMANA