Certificação CGRPPS: o que é avaliado

O gestor de RPPS possui grande responsabilidade. Por isso, para executar suas atividades com eficiência, é recomendável que possua a certificação CGRPPS. Essa certificação foi criada pela Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Investimento de Capitais) em parceria com a Abipem (Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais). O objetivo…

Veja mais

Saiba tudo sobre o CGRPPS

Para melhor capacitar os profissionais que trabalham nos Institutos de Previdência dos Estados e dos Municípios, a APIMEC – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais, juntamente com a ABIPEM – Associação Brasileira de Instituições de Previdência, implantou o Programa de Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social (CGRPPS).…

Veja mais

Flash Econômico 07/06/2018

Maio: um mês negativo. Podemos esperar uma melhora? O mês de maio assustou a maioria dos gestores dos Regimes Próprios de Previdência. Os mais desavisados surpreenderam-se com índices muito negativos, como por exemplo o desempenho do IMA-B, que teve variação de -3,16%. Já o IRF-M1 teve variação positiva, ainda que modesta, tendo variação de +0,20%.…

Veja mais

Pró-Gestão: Eficiência e segurança para o RPPS

Em 14 de maio de 2015, através da Portaria MPS nº 185, O Ministério da Previdência Social instituiu o Pró-Gestão, o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A certificação adquirida via adoção das práticas recomendadas no Pró-Gestão…

Veja mais

Flash Econômico 27/04/2018

Carta Econômica do RPPS – Nº 017 Respostas para 3 dúvidas que você provavelmente tem sobre o Pró-Gestão RPPS! Aderir ao Pró-Gestão é uma obrigatoriedade? Por mais que os modelos propostos pelo Pró-Gestão sejam de extremo interesse dos Regimes Próprios de Previdência Social, aderir ao programa ainda é opção facultativa e não obrigatória. Há vantagens…

Veja mais

Rentabilidade Real e Taxa de Juros na Renda Fixa

Com a queda da taxa SELIC para 6,40%, os investimentos em fundos de investimentos que investem em títulos públicos federais tiveram suas rentabilidades reduzidas. O RPPS pode se perguntar se as aplicações nestes tipos de fundos de investimentos continuam sendo boas escolhas ou não. Neste artigo, esclareceremos dois pontos importantes para esta análise: Rentabilidade Real…

Veja mais

Equilíbrio financeiro e equilíbrio atuarial: por que eles são tão importantes para um RPPS?

Para o bom funcionamento de um Regime Próprio, onde todos os benefícios para os segurados sejam garantidos e onde os gestores possam trabalhar com segurança, é fundamental que boas práticas financeiras e atuariais sejam seguidas. O norte para estas práticas é a constante busca pelo equilíbrio financeiro e equilíbrio atuarial, dois patamares importantíssimos para a…

Veja mais