Índice Ibovespa opera acima dos 80 mil pontos. É a hora de apostar na renda variável?
O desempenho das ações da Petrobras e Vale contribuíram fortemente para o movimento de alta do índice da BM&FBovespa, que ocorre com força desde o último mês de 2017. O aumento dos preços das commodities, o influxo de capitais estrangeiros na bolsa brasileira e a expectativa de maior crescimento da economia são fatores determinantes para o otimismo dos investidores. Isto significa que o RPPS deve investir na Bolsa?
O melhor comportamento desejado neste tipo de investimento já virou jargão do mercado financeiro: comprar na baixa e vender na alta. Isto significa que o investidor deve comprar papeis quando eles estiverem desvalorizados, e acertar o momento da venda quando estes estiverem valorizados. Dito isto, cabe a pergunta: ainda há espaço para o Ibovespa alcançar níveis ainda maiores no longo prazo? A resposta para esta pergunta reside no campo da adivinhação, entretanto, o comportamento da “economia real” pode nos fornecer pistas. Ainda que haja um maior otimismo nas previsões de crescimento do PIB (o que é altamente influenciável por questões políticas, especialmente em 2018), a base de comparação ainda é frágil, dados os péssimos resultados dos anos anteriores.
Este momento, portanto, é de cautela com os ânimos aflorados e de atenção ao jargão citado anteriormente. Investir em renda variável (mais especificamente na Bolsa de Valores) em um momento de alta, pode ser vantajoso se esta tendência se concretizar, mas pode também pegar muitos investidores de surpresa.