Outubro, um mês de ajuste nos investimentos dos RPPS
Depois de quatro meses com quedas nas taxas de juros, outubro foi um mês com correções nos principais índices de rentabilidade. Entenda os motivos e descubra se há motivo para preocupação.
O fim das surpresas positivas da inflação fez com que a curva de juros, tanto prefixada quanto atrelada à inflação, se elevasse em outubro. O Comitê de Política Monetária – COPOM, mudou um pouco o tom em seu último comunicado ao mercado, suavizando ligeiramente o tom que vinha adotando até então, e sinalizando que, talvez, o fim do ciclo de cortes esteja mais próximo do que se pensava anteriormente.
Naturalmente, a mudança de postura trouxe um aumento do grau de incerteza, prejudicando a rentabilidade no mês de outubro. A tendência é que o mês de novembro não seja diferente.
O que é o índice IMA-B
O Índice de Mercado ANBIMA apresenta a evolução de uma determinada carteira de títulos públicos.
De modo geral, este índice tem em sua composição NTN-B´s de curto, médio e longo prazo, atribuindo uma significativa volatilidade, diferente do IMA-B5, que por ter NTN-B´s com até 5 anos de duration.
Alguns gestores de Fundos de Investimentos “perseguem” estes índices, ou seja, buscam replicar a rentabilidade. Por isso quando falamos que determinado Fundo de Investimentos “é IMA-B”, provavelmente sua rentabilidade esteja atrelada ao desempenho deste índice.
Política de Investimentos 2018
Atenção ao prazo de envio do DPIN!
O prazo limite para o envio da Política de Investimentos para 2018 é 31/12/2017. O RPPS deverá encaminhar para Secretaria de Previdência Social por meio do CADPREV Web os seguintes documentos:
a) Política de Investimentos 2018 assinada (todas às páginas);
b) Arquivo DPIN (XML);
c) e a Declaração de Veracidade devidamente assinada pelo responsável do envio.