Fundos de Investimentos Imobiliários: os principais cuidados na hora da análise!
Mais do que um mecanismo de acesso ao mercado imobiliário, os Fundos de Investimentos em Imóveis necessitam de muito mais atenção do investidor na hora de um aporte financeiro.
Mas o que há de tão peculiar?
- Liquidez: Você já deve ter ouvido falar que para obter bons retornos investindo em imóveis, o investidor deve estar atento – dentro outros pontos, ao momento da economia. Ou seja, nem sempre um imóvel será vendido pelo preço da sua avaliação, e por vezes o detentor do imóvel acaba se sujeitando ao preço praticado pelo mercado. A liquidez é um dos principais pontos na hora de analisar um Fundo de Investimentos Imobiliários.
- Os Imóveis: Antes de sair aplicando os seus recursos financeiros, busque analisar a composição dos imóveis investidos e dos que serão investidos pelo Fundo. Por óbvio, é a qualidade – não apenas física e estrutural, destes imóveis que irão auferir ganhos ou prejuízos ao investidor.
- O Estágio do(s) Projeto(s): Existem vários estágios de um Fundo de Investimentos Imobiliários. É importante para o investidor manter-se sempre atento e atualizado sobre o andamento destas etapas e atento ao setor imobiliário como um todo.
No mercado financeiro existem especialistas em muitas áreas de atuação: ações, títulos públicos, títulos privados, investimentos estruturados e também em imóveis. A mensagem que queremos deixar é a de que será sempre necessário estudar muito e buscar qualificação constante muito antes da realização de um aporte financeiro em um Fundo de Investimentos Imobiliários ou outros Fundos com características especificas, ainda mais quando tratamos de recursos com tamanha significância social como os recursos de um Regime de Previdência.