Carta Econômica do RPPS – Nº 016
Com inflação e juros baixos, onde investir?
Os tão tradicionais fundos DI, os mais queridos do mercado em tempos de juros altos nos levam a pensar em formas diferentes de remunerar nosso dinheiro. “Formas diferentes” quase sempre nos trazem à mente assumir mais riscos; afinal a máxima de mercado – quanto mais risco maior possibilidade de retorno – não é mera retórica.
As alternativas de investimentos são várias, para os mais diversos objetivos e perfis.
- Os títulos públicos com vencimentos longos, a partir de 2025, oferecem rentabilidade de IPCA+5%;
- Títulos de empresas, com rentabilidade mais alta que os títulos públicos porém com uma volatilidade maior já que se trata de risco de crédito privado;
- Fundos multimercado, depois de um longo período de retornos com baixa atratividade os fundos multimercado são hoje os mais procurados do mercado, dependendo muito da qualidade e experiência de cada gestor;
- Fundos imobiliários, outra opção que depois de um período de pouco sucesso surge como alternativa de investimento desde que se possa investir em mais de um fundo já que a diversificação em imóveis e no segmento dentro do setor imobiliário é fundamental.
Por fim, ações desde que se esteja preparado para enfrentar alguns dissabores no meio do caminho e dependendo do desempenho da atividade econômica visto que as ações a médio e longo prazo refletem o resultado da atividade produtiva real.