Podemos acreditar que o cenário para bolsa é favorável?
A guinada na política econômica brasileira tem rendido frutos ao mercado de renda variável, além de propiciar um ambiente de juros muito menores. Com a decisão do TRF4 o rumo das eleições parece um pouco mais fácil de precificar, na medida em que a maioria dos candidatos efetivas chances de vitória mantém um discurso em linha com a atual política econômica.
A bolsa brasileira vem mantendo atratividade, somado ao bom fluxo financeiro. Devemos ter atenção com o cenário internacional, que caso mantenha-se uma postura mais gradativa no ajuste das políticas monetárias em países centrais, um contexto de crescimento mundial tende a favorecer o desempenho dos ativos de risco de modo geral.
Atenção com o câmbio!
As perspectivas de mais aumento na taxa de juro nos EUA fizeram o dólar se valorizar globalmente, impactando também o real que desvalorizou 2,3% contra o dólar no mês de fevereiro.
A curva de juros brasileira ainda oferece boas oportunidades aos investidores internacionais, já que globalmente as taxas de juros continuam em patamares muitos baixos, o que poderia ajudar a sustentar a moeda. A expectativa do Boletim Focus do Banco Central do Brasil para o dólar para o final de 2018 segue em R$ 3,30.