A ocorrência de problemas operacionais é infelizmente algo muito comum para todo tipo de gestão financeira. Entretanto, muitos não sabem o que fazer para evitá-los, e acabam se prejudicando por não entender o porquê desses problemas ocorrerem.
Qual é a causa?
Acreditamos que boa parte dos problemas operacionais existentes nas mais diversas áreas sejam ocasionados pela falta de processos de trabalho (workflows) bem definidos e esclarecidos.
Em nosso tempo trabalhando com RPPSs, percebemos que essa ideia se concretiza neste setor. APRs feitas em atraso, e conciliações bancárias incorretas são dois exemplos disso. No primeiro, o fluxo de boa governança é perdido e transações são feitas sem a correta autorização prévia. Já, no segundo, em casos em que o valor da transação é comparado com o valor da APR em vez do valor do extrato.
Como melhorar?
Esses dois problemas operacionais podem ser reduzidos com a implantação de sólidos workflows e de seu constante aprimoramento. Além disso, faz-se necessário a execução fiel de todos os passos dos processos estabelecidos, com os devidos controles de verificação executados constantemente. É imprescindível, também, a geração de alertas quando for detectado, em um dado controle, que algo está em desacordo.
Acreditamos que o melhor caminho para mitigar esses riscos seja, após a criação dos processos operacionais, a automação destes. Dessa forma, será possível eliminar ao máximo as possibilidades de erros. Um dos focos da plataforma Opmax sempre foi seguir as boas práticas. Trabalhamos duro na criação e aperfeiçoamento dos processos operacionais de modo que, hoje, podemos dizer que reduzimos a possibilidade de erros a quase zero.
O OPMAX veio para prestar serviços que facilitam a vida dos gestores, priorizando a agilidade nos processos necessários do dia-a-dia da, tanto do RPPS quanto da empresa de consultoria. Quer conhecer mais como fizemos isso e entender como podemos ajudá-lo nos processos institucionais? Clique aqui, preencha o formulário e entraremos em contato.