5 dicas para não se deixar levar pela emoção no mercado financeiro
1. Não morra abraçado(a) em estratégias equivocadas:
Aceitar que você não é o(a) senhor(a) onipotente do mercado financeiro é fundamental. Os movimentos do mercado geralmente arrastam tudo que vem pela frente, por isso é importante ter consciência que um dos seus principais deveres é estudar, se informar e montar uma estratégia coerente para antever os movimentos da economia.
2. Ninguém conhece mais do seu dinheiro do que você mesmo:
Todos os dias recebemos inúmeras informações oriundas de instituições financeiras, amigos, gerentes bancários, enfim, mas ninguém sabe tão bem das suas necessidades quanto você mesmo. É muito comum nos deixarmos coagir pelo impulso de um terceiro, por isso a necessidade da busca constante de conhecimento para que você mesmo identifique qual é o seu perfil e quais riscos aceita correr.
3. Olhar para o passado: apenas se for para aprender com os erros:
“E se eu tivesse realizado outra aplicação”. Esta é uma situação corriqueira, mas deixe de lado este autoflagelamento e busque identificar onde você errou em sua análise e busque não o repetir.
4. Renda Variável não varia só para cima:
Em momentos de taxa de juro baixa, a busca por investimentos alternativos para rentabilizar o capital é natural, e os investidores buscam dentre várias alternativas a Renda Variável, mas cuidado, busque compreender todos os riscos envolvidos antes de se aventurar em campos desconhecidos.
5. Qualificação:
A busca constante de conhecimento irá lhe proporcionar a tranquilidade de controlar suas emoções, racionalizando tanto nos momentos positivos quanto nos negativos.