A atitude do Banco Central Americano que pode trazer reflexos aos investimentos do RPPS
A inflação dos EUA permanece abaixo da meta, porém algumas métricas já mostram que a variação de preços por lá pode mudar o rumo da taxa de juro. Caso isso ocorra, o fluxo de saída de capital aplicado em títulos brasileiros, e também na nossa bolsa de valores, poderia provocar uma forte correção de preços e na cotação da moeda americana por aqui. O mercado financeiro está de olhos atentos, buscando captar alertas e brechas nas entrelinhas das Atas do FED.
- Condenação de Lula no TRF-4. E agora?
A expectativa de condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi confirmada, reduzindo o risco atrelado às eleições em outubro na visão do mercado financeiro, mas ainda é pouco para afastar totalmente a incerteza ao redor da disputa. Segue a busca por um candidato de centro, reformista e com chances de sair vitorioso do pleito. O tema seguirá como um dos principais pontos de acompanhamento dos investidores ao longo do primeiro semestre.
- 8º axioma menor – Cuidado com a falácia do jogador
Estar num dia quente e cheio de sorte pode ser o passo para o fracasso numa mesa de jogo e no mundo dos investimentos. O livro de Max Gunther chamado “Os Axiomas de Zurique” contam a história de banqueiros suíços e os seus métodos para ganhar dinheiro ao redor do mundo. O livro é dividido em axiomas, e axiomas menores, apresentando métodos utilizados por estes banqueiros.
A falácia do jogador é uma espécie peculiar de ilusão de ordem, e nesse caso é percebida dentro do próprio ser. “Hoje é meu dia!” Tão ilusão que chega próximo a verdade para o jogador. A falácia encoraja o jogador, mas não se pode deixar de lado os outros axiomas: sair no momento certo, não ser ganancioso e estabelecer a linha de chegada.
Estamos vivendo este momento no segmento de Renda Variável. A bolsa de valores em máximas históricas e a euforia tomando conta deste segmento. Assim, cuidado com a falácia do jogador chamado instituição financeira.