Comitê de Política Monetária – COPOM, faz novo corte na Selic que agora é 6,75% a.a.
O Copom decidiu na última quarta por cortar a taxa básica de juros em 25 pontos-base, para 6,75%a.a., renovando assim o menor nível da história. Esta foi a décima primeira redução seguida da Selic.
A redução já era amplamente esperada pelos analistas do mercado financeiro, que entendem que com esta nova redução a taxa irá permanecer em 6,75%a.a. até o final de 2018, em virtude um cenário inflacionário favorável para manutenção. A Selic era mais de duas vezes maior (14,25%) quando o ciclo de corte começou há pouco mais de um ano, em outubro de 2016. Porém, os analistas acreditam que em caso de aprovação da reforma da Previdência e alguma surpresa de inflação nos EUA, o Banco Central poderia manter o ciclo atual de corte da Selic na próxima reunião que será realizada nos dias 20 e 21 de março.
Apesar dos cortes, o Brasil tem o quinto maior juro real (juros nominais menos a inflação projetada para os próximos 12 meses) do planeta.
O que esperar da Secretaria de Previdência com o Novo CADPREV e os novos mecanismos de acompanhamento dos RPPS
Ocasionalmente escutamos críticas vindas dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS com relação os sistemas disponibilizados pela Secretaria de Previdência, em especial com relação ao CADPREV.
A modernização e automação dos processos é um caminho sem volta. Cremos que a Secretaria de Previdência esteja neste caminho, uma vez que através da nova versão do CADPREV possibilitará um acompanhamento praticamente em tempo real da regularidade dos Regimes de Previdência em todo o Brasil. Questiona-se a capacidade técnica da entidade, em virtude das rotineiras instabilidades do sistema, e pela falta de clareza na correta utilização da ferramenta, que sofre atualizações rotineiras sem mesmo que o usuário seja atualizado das novas funcionalidades.
Mas este é um caminho benéfico e sem volta. Mesmo que com toda dificuldade técnica, os sistemas estarão cada vez mais interligados, funcionais, otimizando tempo, diminuindo a probabilidade de erros e por fim, facilitando a fiscalização da Secretaria de Previdência aos municípios.